Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
    A Sociedade Imobiliária João Gerdau & Cia

    A empresa imobiliária João Gerdau & Cia, fundada no século XIX, inseriu-se no contexto do sistema colonizador criado pelo Império no sul do Brasil, que visava a ocupação das áreas devolutas e o respectivo incremento da produção agrícola.

    A fundação da empresa de Gerdau bem como de dezenas de outras em toda região colonial neste período, contou com o apoio governamental, contribuindo de forma decisiva na sua capitalização e na reaplicação em atividades industriais.

    O governo provincial desde a criação da Colônia Santo Ângelo em 1857, determinou que o Diretor da Colônia fosse o responsável pela medição dos lotes coloniais. Nesse sentido, o Barão von Kahlden, que assumiu o cargo no dia 20 de dezembro de 1857, ocupou-se da tarefa. Como agrimensor, Kahlden mediu primeiramente das áreas devolutas.

    Assim em dezembro de 1857, em seu primeiro relatório, enviou ao governo, um detalhado relatório acompanhado de um croqui, onde indicava as áreas que poderiam ser ocupadas para colonização. Kahlden encarregou-se da medição de uma área de aproximadamente 55 mil hectares, e chegou a contar com cerca de uma centena de trabalhadores.
0111
< >
 
   
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0111
    O chamado “loteamento oficial” prolongou-se até 1882, quando um Ato Provincial emancipou as colônias de Nova Petrópolis, Monte Alverne e Santo Ângelo, suspendendo qualquer auxílio econômico.

    Nesta época, Kahlden mostrou-se alarmado com a emancipação da Colônia Santo Ângelo e o fim do auxílio oficial. Entretanto, permaneceu como administrador e encarregado dos negócios da ex-Colônia Santo Ângelo, ao mesmo tempo que ocupava o cargo de Vereador de Cachoeira do Sul (1883-1887).

    Com o término do loteamento oficial, em conseqüência da emancipação, as terras dos particulares passaram a ser comercializadas por empresas particulares.

    Em Cachoeira do Sul surgiram várias, entre elas a sociedade de loteamento com o nome de João Gerdau & Cia. 

    O comerciante João Gerdau, já se encontrava instalado na Colônia Santo Ângelo desde 1869. No local denominado quadrilátero, foi fundada a chamada Gerdauesche Venda (BRUHN, 1932, p. 31).

    Na década de 1890 a antiga sede da empresa serviu como posto de compra de produtos coloniais que eram enviados para a casa comercial da cidade de Cachoeira do Sul.   
  
A Sociedade Imobiliária João Gerdau & Cia
In Hoc Signo Vinces!
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
contador de visitas