Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
    As atividades de Hugo Gerdau e Walter Gerdau

    Com os recursos acumulados nos estabelecimentos comerciais na Colônia Santo Ângelo e em Cachoeira, bem como na venda de terras da Sociedade Imobiliária João Gerdau & Cia, Hugo e seu pai Johannes adquiriram, em 1901 em Porto Alegre, o controle da Companhia de Pregos Ponta de Paris e fundaram a João Gerdau & Filho,

    “... que marcaria o inicio da Metalúrgica Gerdau (...) A partir da década de 40, há um impulso essencial quando se acrescenta à empresa um alto grau de profissionalização, com a contribuição trazida pela entrada no negócio de Curt Johannpeter, casado com Dona Helda, neta do fundador João Gerdau e filha de Hugo Gerdau. A entrada de Curt foi um fator decisivo de modernização e impulso profissionalizante...” (MACHADO, 1991). 
0110
< >
 
   
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0110
    Walter Heinrich Gerdau nasceu no dia 7.3.1881, na Picada Morro Pelado Campo - Agudo, foi batizado em 26.9.1881, pelo Pastor Johannes Hiwanowitz Tüsmann, na Igreja Evangélica da Colônia Santo Ângelo. Juntamente com o pai, fundou em 1908, a famosa Fábrica de Móveis Gerdau de Porto Alegre, no qual foi administrador por muitos anos.

    Ainda na década de 1880, João Gerdau se transferiu para a cidade de Cachoeira do Sul, e em 1895 ingressou em Porto Alegre, na sociedade de uma empresa atacadista, formando a Gerdau & Naschhold.

    Entre 1893 e 1905 encontramos os pagamentos de impostos ao Caixa da Intendência Municipal de Cachoeira, por “exportação” de mercadorias para outros municípios, além dos pagamentos da “décima urbana”. Por exemplo, em julho de 1897, sua casa comercial, situada na rua Sete de Setembro, vendeu 1.300 kg de cimento para a Intendência, pelo valor de 8.760 réis.

    Alguns anos depois, adquiriu em Porto Alegre a fábrica de pregos desativada de Santos Rocha (que desde 1901 passou a se chamar Gerdau & Filho). Hugo Gerdau, com ajuda financeira do pai, montou uma moderna “fábrica de pregos e grampos, que foram providas com máquinas vindas da Alemanha.” (DELHAES-GÜENTHER, 1973, p. 223). Em 1908 Gerdau comprou a Fábrica de Móveis Navegantes, em Porto Alegre, onde passou a fabricar os móveis vergados.  
  
João Gerdau & Cia em Agudo (RS)
contador de visitas
In Hoc Signo Vinces!
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br