Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
     Os filhos de João Gerdau nascidos em Agudo

    Do casamento entre João Gerdau e Alwine Gerdau nasceram quatro filhos e três deles nasceram em Agudo e foram registrados pelo Pastor Johannes Hivanowitz Tüsmann, que naquela época atuava na Comunidade Evangélica da Colônia Santo Ângelo, Agudo e Picada do Rio.

    A primeira filha do casal, viveu por poucos dias. Johannes Tüsmann, assim narrou em seu diário:

    Marta Alwine Sophie Gerdau, nasceu no dia 5 de março de 1878 na Colônia Santo Ângelo. No dia 13, quarta-feira, às 10 horas da manhã, Alwine, esposa do comerciante Gerdau, procurou o Pastor Tüsmann. Martha encontrava-se muito doente, atacada de crupe.  
0109
< >
 
   
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0109
    O Pastor, que também era médico, resolveu imediatamente batizar a menina. A esposa Alwine encontrava-se muito aflita, com a possibilidade da morte da filha. Seu marido não estava em casa, pois havia viajado para Cachoeira do Sul.

    No dia 15, sexta-feira, o Pastor Tüsmann ministrou aula de confirmação na igreja. Naquela noite, realizou uma visita a menina, quando também confortou a Sra. Gerdau, que encontrava-se muito revoltada, enquanto que, o seu marido Johannes, que já havia retornado de Cachoeira, encontrava-se calado.

    Sábado, dia 16 de março, à 1 hora da tarde, Martha Alwine Sophie Gerdau, foi sepultada no cemitério da igreja, ao lado do túmulo do filho de Augusto Pötter. Na residência de Gerdau foi entoado a canção nº 723, e lida a palavra de Jo. 17,24.

    No caminho da casa até a igreja, a canção nº 775 e da igreja até o túmulo, a de nº 719. Na igreja foi lida a palavra Mat. 18. 1-5. No túmulo foi entoada a canção nº 718. (TÜSMANN, 1878, p. 77).

    Hugo Carl Wilhelm Gerdau nasceu em 22.3.1879, na Picada Morro Pelado Campo e foi batizado pelo Pastor Tüsmann no dia 6.7.1879 na Igreja Evangélica de Agudo-Colônia Santo Ângelo.

    Compareceram à cerimônia como padrinhos: Carl Ehrhardt e sua esposa Pauline Ehrhardt, Wilhelm Schiefelbein e sua esposa Friederike Schiefelbein.
  
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br