Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter   CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
Imigrantes vindos do Principado de Birkenfeld, do Grão-Ducado de Oldenburg, para a Colônia Santo Ângelo (IV)

    Johann Karl Nagel, natural do Principado de Birkenfeld, casou-se com Karoline Nagel, também natural do Principado de Birkenfeld. A filha Wilhelmine Nagel, que era natural de São Leopoldo, mais tarde fixou residência na Colônia Santo Ângelo. Em março de 1893 casou-se com Philipp Dreyer

    Johann Jacob Ritter, nasceu em 1815 em Achelsbach, no Principado de Birkenfeld. No dia 30 de junho de 1853 embarcou no Porto de Hamburgo no navio Bolívar que naufragou na costa do Rio Grande do Sul. Em 5 de outubro de 1858 foi instalado na Picada Morro Pelado, lote número 28. Depois de inúmeros sacrifícios e privações na Colônia Santo Ângelo, faleceu em 5 de janeiro de 1876. Johann era filho de Johann Nicolaus Ritter e Philippina Ruppenthal.
0106
< >
 
   
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0106
    Friedrich Roos Sênior, nasceu no dia 14 de abril de 1827 e era natural de Kirschweiler, Principado de Birkenfeld, no Grão Ducado de Oldenburg. Membro de mais uma família de lapidadores de pedras preciosas e era filho de Philipp Roos e de Elisabetha Catharina Schmidt, e que faleceram no Principado de Birkenfeld.

    Friedrich Roos embarcou no Porto de Hamburgo com mulher e 5 filhos, no navio Bolívar. Esta é a conhecida embarcação que naufragou na costa do Rio Grande do Sul, pouco antes de aportar no Porto de Rio Grande. Em dezembro de 1857 finalmente aportaram em Porto Alegre no Vapor “Commercio”.  No dia 1° de maio de 1858 chegou na Colônia Santo Ângelo. Finalmente, em 28 de fevereiro de 1864 fixou residência na Picada Morro Pelado, lote número 24. A esposa Sophia Catharina Haag era natural de Sensweiler, no Principado de Birkenfeld e nascida em 24 de dezembro de 1824. Do casamento nasceram em Sensweiler os filhos Friedrich Roos Júnior, Bertha Pauline Roos, Karl Roos, Julius Roos e Sophia Roos Filha.

    A viúva Sophia Katharina Roos, nascida Haag, foi que assimiu a administração da propriedade da família após a morte do marido Friedrich Roos em abril de 1870, que faleceu repentinamente., como consta em seu obituário:

    Segundo o Barão von Kahlden, Frederico Roos, faleceu em sua colônia “repentinamente com quarenta e três anos e três dias de idade, aos vinte e sete dias do mês de abril do ano de mil oitocentos e setenta. Colônia Santo Ângelo dois de maio de mil oitocentos e setenta. O encarregado do Registro de Óbitos e Diretor da Colônia Santo Ângelo. Barão von Kahlden.“ A viúva Sophia Roos participou o óbito ao Barão von Kahlden e assinou o mesmo registro.

In Hoc Signo Vinces!
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
contador de visitas