0100
< >
Áudio 0100
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
                 A vinda de lapidários para o Brasil
   

    No final do século XVIII surgem novas técnicas de extração de pedras no país e pela primeira vez aparecem referências sobre a existência de ourives.

    Depois de um longo período de desenvolvimento da indústria os trabalhadores foram reconhecidos em suas respectivas corporações de ofício: em 1718 os Achatbohrer e os ourives em 1745.

    Nesta mesma época os ourives e lapidários saíram de Idar-Oberstein e se espalharam por toda Europa, mais tarde para Zarenhof, St. Petersburg e para a Ásia Menor. No século XVII chegavam aos Estados Unidos.
    Com o falecimento em 1766 do Conde von Leiningen-Heidesheim, surgiram discórdias pelo direito de sucessão na soberania de Oberstein. As mesmas disputas ocorreram em outros principados e territórios do Sacro Império Romano Germânico.

    No final do século XVII ocorreu a ocupação de toda margem esquerda do rio Reno em meados da década de 1790 pelo exército revolucionário francês.

    Desta forma, pela primeira vez em sua história a região de Idar-Oberstein passou a fazer parte de um grande Estado. Este período de ocupação se prolongou durante 20 anos.

    Após a derrota das tropas napoleônicas na região, o Reino da Prússia assumiu a administração de Birkenfeld. O Congresso de Viena estabeleceu a administração do Ducado de Oldenburg para Birkenfeld e Idar-Oberstein.

    É perfeitamente imaginável que a situação econômica naquela época era muito ruim e teve efeitos agravantes sobre a indústria de pedras preciosas e jóias. Dessa maneira muitas famílias estavam dispostas a buscar a prosperidade no estrangeiro.

    Assim milhares emigrantes saídos de Idar-Oberstein foram impelidos em 1827 a seguir para o sul do Brasil (Rio Grande do Sul), onde encontraram jazidas de ágatas. Em 1834 chegou em Idar-Oberstein a primeira remessa ultramarina de ágatas. Através da migração estrangeira foram introduzidos novos métodos de manufatura na segunda metade do século XIX. 
Archive.org    Blog   Twitter   CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
contador de visitas
In Hoc Signo Vinces!