Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
                 A história de Idar-Oberstein
   

    A colonização da região da atual cidade de Idar-Oberstein teve inicio por volta do ano 400 d. C., quando levas de romanos passaram a ocupar a região. No ano de 1075 aparece o nome do cavaleiro (Ritter) chamado (Ober) Stein. O primeiro registro em documentos, consta que em 1197 a família Stein construiu o Castelo Bosselstein.

    No século XIII um casamento entre um membro da família Daun deu origem a Dinastia Daun-Oberstein. Esta dinastia era proprietária do feudo e em 1320 construiu o Castelo de Oberstein.

    Um importante descendente desta dinastia foi Wirich IV. Von Daun-Oberstein (1432-1501) ordenou a construção entre os anos de 1482 e 1484 da Felsenkirchen, até hoje é o símbolo da cidade. A igreja está encravada numa montanha de basalto e possuía janelas góticas em sua sacristia e ainda hoje podem ser encontrados quadros religiosos da época de sua construção.
0098
< >
 
    No ano de 1375 pela primeira vez foram exploradas jazidas de Ágata e outras pedras preciosas.

    Muitos documentos do arquivo da cidade indicam os anos de 1454 e 1497 o início da exploração da mina de Steinkaulenberg.

    Além disso os soberanos decretaram a proibição de exportação de pedras brutas e o pagamento do imposto de contribuição do terço sobre a quinta (50 kg). Em caso de violação o mineiro infrator era punido com a pena de morte.

    No ano de 1497 foi lançada a pedra fundamental para a instalação da importante indústria de pedras preciosas e jóias e em 1997 foram comemorados os 500 anos de existência dessa atividade.

    Em 1520 aparecem os primeiros relatos sobre a utilização de técnicas de lapidação de pedras preciosas.

    Wirin von Daun instalou o primeiro Schleifmühle (moinho de lapidação) é considerado o primeiro lapidário de Oberstein.

    Em 1668 a sucessão de Oberstein foi dada a uma linhagem feminina do Conde de Leiningen-Hidelsheim. Nesta época surgiram ao longo dos arroios da vizinha localidade de Idar vários moinhos de polimento de pedras preciosas.

   Outrora existiam cerca de 150 oficinas de polimento (Schleifen) e destas restou apenas a histórica Weiherschleife.
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0098
In Hoc Signo Vinces!
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
contador de visitas