Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
    
                          A história de Oldenburg

    
A história contada por Carlos Bohrer deixou encantado aos ouvintes pelos detalhes e pelo seu conhecimento:

    - Os condes de Oldenburg (Grafen von Oldenburg) aparecem pela primeira vez como vassalos de Heirichs des Löwen, participando da Cruzada contra os Stedingern. O chamado Stedingerland, região de Oldenburg, estava localizada no lado direito do rio Hunte, onde moravam os Stedingern (também chamados de Uferbewohner), uma antiga linhagem Frísia.

    Este antigo povo se recusava a pagar os tributos ao Arcebispado de Bremen e num período de 20 anos foram frustradas as tentativas de subjugação desse primitivo povo. Finalmente foi decretada a guerra de extermínio após resolução do Ato de Interdição Real assinado em 1232.
  
  
0094
< >
 
    Em 1233 o Conde de Oldenburg organizou uma Cruzada de 40.000 homens e com uma superioridade numérica (os Stedinger contavam com 11.000 homens), obtiveram a vitória após uma heróica resistência na localidade de Altenesch. Já em 1247 o Conde (Graff) Otto construiu na região de Oldenburg o Castelo de Delmenhorst.

    Cristian des Glücklingen, filho mais velho do Conde Dietrich des Glücklingen (fal. 1440), foi coroado Rei da Dinamarca em 1448.

    Seus dois irmãos guerreiros Gerhard e Moritz (Maurício) des Glücklingen se fixaram na região, surgindo assim a primeira linhagem nobre a se fixar em Oldenburg.

    Seu filho João XIV (1486-1526) obteve a posse da região de Stedinger e Butjadingerlang e governou entre os anos de 1517 e 1526.

    Anthon Günther (1603-67) foi o último representante desta linhagem e recebeu o Agnaten. Desta forma o Rei da Dinamarca e o Duque de Schleswig-Holsten-Gottorp, seu legítimo herdeiro feudal, concederam o nome de Oldenburg após a sua morte em 1667.

    Através do Tratado de 1º de julho de 1773, assinado pelo Rei Christian VII da Dinamarca, foi criado o Condado (Grafschaft) de Oldenburg e Delmenhorst do Grão-Príncipe da Rússia e Duque de Holstein-Gottorp, Paul (mais tarde foi coroado Imperador da Rússia, sob o título de Paul I).
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0094
In Hoc Signo Vinces!
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
contador de visitas