Editora Werlang
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.coloniasantoangelo.com.br    www.werlang.de
    
Idar-Oberstein, Principado de Birkenfeld, Grão Ducado de Oldenburg

   
Ao entrar na Casa Pastoral, Carlos Bohrer é convidado a sentar para conversar com Gerdau e o Pastor Tüsmann.

    O Senhor é um explorador de pedras preciosas, pergunta o Pastor Tüsmann. Conte-nos um pouco da sua vida:

    - Nasci em Idar-Oberstein, Principado de Birkenfeld no chamado Grão Ducado de Oldenburg e depois de vinte e cinco anos vivendo na Europa, decidi emigrar para o Brasil e me instalar na Picada Morro Pelado-Agudo, Colônia Santo Ângelo. Sou cristão e membro da Igreja Evangélica de Agudo.
0092
< >
 
     - Contrai três matrimônios. Com a primeira esposa vivi durante três anos e tive um filho. Com a segunda esposa convivi durante onze anos e não tive filhos. Vivo atualmente com a minha terceira esposa e temos uma filha. Nos últimos sou viúvo e convivo com dois filhos. Trabalho na minha lavoura e para o Gerdau. Não há como parar de trabalhar aqui nestes sertões

    A minha cidade de Idar-Oberstein, Heimat de muitos membros da família Bohrer que emigraram para o Brasil neste século XIX, está localizada no chamado Principado de Birkenfeld no  Grão Ducado de Oldenburg.

    Oldenburg passou a fazer parte do Império Alemão a partir de 1870. Possui uma área de apenas 6.427 km² e cerca de 300.000 habitantes. A bandeira é representada pelas tradicionais cores azul e vermelho (Blau und Rot) e a residência oficial do Estado está localizada na cidade de Oldenburg.

    O território é composto por três regiões separadas: O Ducado de Oldenburg, compondo o território principal com 5.383 km² e 295.000 habitantes, o Principado de Lübeck e o Principado de Birkenfeld. A maior parte do território está situado no norte da Alemanha composta de planícies, irrigadas pelos rios Weser (com o Hunte), Jade, Leda e Hase, acompanhados em grande parte de férteis lezírias (protegidos por diques).

    A região é formada de terrenos arenosos, estéreis e pantanosos, sendo 29,24% de terras cultiváveis, 11,4% de prados, 13,8% de pastagens e 10,56% de florestas. Entre as principais atividades estava a agricultura, criação de bovinos e de cavalos, exploração de minas de ferro, navegação e indústria da pesca. As indústrias de ferro, fabricação de tabaco e de navios são muito limitadas. .
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0092
contador de visitas
In Hoc Signo Vinces!