0089
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0089
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
                 A formação cultural da família Gerdau

   
- Graças a Deus minha família sempre se preocupou em dar formação escolar para todos os filhos. É uma antiga tradição - diz João Gerdau ao Pastor Tüsmann.

    - Recebi em meu batismo o nome do meu avô paterno, Caspar Heinrich Gerdau. Desde muito tempo os nossos ancestrais encaminhavam os filhos ao estudo. Os meus pais Johannes Gerdau e Anna Focken Gerdau da mesma forma nos orientaram para os estudos.

    - Eu cursei o Ginásio e cheguei até mesmo a aprender o latim - que é a língua que deu origem ao português - e por isso foi fácil aprender ler, escrever e falar nas terras brasileiras - Graças a Deus, exclama João Gerdau ao Pastor Tüsmann.
     A língua - o português - é o nosso principal instrumento nos negócios. Preciso escrever num perfeito português para me comunicar com as autoridades brasileiras, emitir solicitações, fazer pedidos, pagar contas, solicitar licenças, vender e comprar.

    - Estou pensando em mudar o meu nome alemão Johannes Heinrich Kaspar Gerdau, para o brasileiro João Gerdau. Ainda não sei qual o tramite legal para isso, pois pretendo simplificar o máximo a minha assinatura, e realizar tudo isso de forma legal.

    Após concluir o ginásio segui os estudos superiores em Cristineaneun, onde também estudei Contabilidade. Completei todos os meus estudos antes de emigrar para o Rio Grande do Sul.

   O meu irmão Barthold Gerdau, nascido em Altona, em 11 de outubro de 1852, também freqüentou o ginásio em Altona, seguindo estudos superiores na Escola Técnica Superior de Braunschweig.

    - Ele considerava que o conhecimento de línguas estrangeiras como algo muito importante, ao lado do preparo técnico, para o sucesso profissional. Por isso realizou estágio prático na Inglaterra, logo após a sua formatura. Durante seu estágio na Inglaterra, empregou-se na firma Bolkow, Vaughan & Companhia, em Middlesborough, uma das mais importantes usinas do país, cujas instalações, em Eston, estavam sendo ampliadas com uma usina de alto forno e uma aciaria Bess, conhecida como Processo Bessemer.
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas