Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0088
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0088
   O dialeto pomerano usado na Colônia Santo Ângelo

    - A origem de Carlos Lauer da região de Schaumburg-Lippe é uma exceção, afirma o Pastor Tüsmann ao amigo João Gerdau. - O senhor já deve ter observado que centenas de imigrantes falam o dialeto Pomerano - o Plattdeutsch - Mesmo para nós que vivemos aqui é muito difícil de entender, pois estamos acostumados com o alemão literário dos nossos grandes escritores, romancistas, poetas, filósofos e artistas.

    - Existe uma corrente muito forte entre as autoridades do Império da Alemanha, de que nas Colônias do exterior deve ser ensinado o alemão oficial e deve-se fazer tudo para eliminar os dialetos.
    A Sociedade Evangélica para a América do Sul em Wuppertal, Alemanha nos orientou para impor o Hochdeutsch - ou seja - Nós pastores recebemos ordem expressa de que somente poderíamos falar escrever, ensinar e pregar no alemão oficial utilizado na Alemanha a partir de 1871. Para mudar o hábito milenar do uso do dialeto levaremos dezenas de anos. Como prova disso passa a falar sobre os pomeranos, sua história e suas origens.

    - Segundo o censo de 1859, realizado na Colônia Santo Ângelo por von Kahlden, 43,89% da população era de origem prussiana, sendo a maioria destes procedente da Província da Pomerânia, região de Neustettin.

    A Pomerânia é a região da Europa Central sobre o Mar Báltico, que se estende desde Stralsund até o golfo de Danzig. Foi ocupada por povos eslavos, e conquistada pela Polônia em 1119/23. A partir do século XII a parte ocidental foi progressivamente colonizada pelos alemães, que criaram o Ducado da Pomerânia. A parte oriental (Pomerélia), ficou nas mãos dos cavaleiros Teutônicos, que a cederam a Polônia em 1466. Posteriormente, o Ducado ficou sob a soberania de Bradenburgo que, em 1648, o dividiu com a Suécia; em 1720, esta cedeu parte do seu território à Prússia e, em 1815, a outra parte. 

    A Pomerânia fez parte do Reino da Prússia e da Liga Alemã, e atualmente pertence ao Império Alemão. Dispondo de um livro sobre a Pomerânia, o Pastor Tüsmann mostra alguns dos seus distritos: Neustettin, Wollin, Cammin, Greifenberg, Kolberg, Köslin, Schlawe, Stolp, Lauenburg, Rummelsburg, Bütow, Belgard, Schlochau, Labes, Naugard, Stettin, Stargard, Greifenhagen, Pyritz, Soldin, Königsberg, Friedeberg, Schönlake, Deutsche Krone, Flatow, Dramburg, Arnswalde.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas