Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0087
< >
Áudio 0087
                    A comunidade do Pastor Tüsmann

    O Pastor Tüsmann foi recebido com grande alegria pela Comunidade de Agudo, bem como pelo casal João e Alwine Gerdau.

    Após a cerimônia do dia 20 de dezembro de 1874, o casal se dirigiu novamente até a Casa Pastoral para mais uma rodada de conversas que se repetiriam nos próximos anos. Tüsmann informou ao casal Gerdau:

    - “As pessoas de minha Comunidade e os evangélicos assim como os católicos, trataram-me com muito carinho, que eu tenho razão demais em agradecer ao Senhor e a Ele servir com fidelidade.”   
    - Nós observamos entre nossos membros e na Diretoria uma grande alegria em ter o Senhor em nossa Comunidade. Soubemos que o Senhor também trabalha como médico e professor. Isto será de grande importância para nós - afirma João Gerdau ao Pastor. O Senhor trabalhará apenas na Comunidade Evangélica de Agudo?

    - “Minha Comunidade se compõe de duas principais: Comunidade de Agudo e Comunidade da Picada do Rio: A Comunidade de Agudo pertencem: Morro Pelado, Teutônia e Picada Campo e, também, alguns habitantes que moram na estrada que leva à Cachoeira.

    No Distrito de Agudo moram aproximadamente 122 famílias das quais 90 são evangélicas. Na Picada do Rio moram 48 famílias, das quais 42 evangélicas, mas somente 24 pertencem à Comunidade. Na Comunidade temos um professor exemplar, de nome Lauer, que leciona numa escola do Governo”, completa o Pastor Tüsmann.

    - O Carlos Lauer, como nós dois, meu caro amigo Johannes Gerdau, também tem o nome João - afirma Tüsmann - Ele se chama Carl Johannes Heinrich Lauer e nasceu em 1839 no Principado de Schaumburg-Lippe. Atualmente reside na Linha Teutônia.  

    - É interessante como a região de origem das pessoas que vieram até aqui, influencia nas atividades que cada um exerce na Colônia. A cidade de Bückeburg de onde Carlos Lauer veio foi durante muito tempo residência dos Príncipes do Holstein-Schaumburg. A mesma possui uma imponente arquitetura e uma história muito rica.
   
    - Este ambiente influenciou muito o imigrante Lauer, que chegou à Colônia Santo Ângelo na década de 1860. Em 1874 ele foi eleito o Primeiro Secretário na Comunidade Evangélica da Colônia Santo Ângelo-Agudo. Carl Lauer recebeu uma sólida formação escolar e intelectual em Bückenburg - afirma o Pastor Tüsmann.
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas