Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0086
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0086
     A cerimônia de posse do Pastor Johannes Tüsmann

    No dia 20 de dezembro de 1874 foi realizado o primeiro culto na nova Igreja Evangélica da Colônia Santo Ângelo-Agudo, que foi festivamente inaugurada, com uma solenidade presidida pelo Pastor Wittlinger, de Paraíso. Nesta ocasião o Pastor Johannes Tüsmann foi oficialmente empossado no cargo.

    João Gerdau e sua esposa Alwine estavam presentes na Cerimônia e reiteravam a importância de um Pastor formado em teologia na Alemanha. 

    - Logo da primeira vez que estive na presença de Tüsmann tive total confiança, por causa de sua sólida formação acadêmica, no mesmo nível dos nossos pastores de Hamburgo - afirma a sua esposa Alwine Gerdau. Na cerimônia os membros se fizeram presentes em massa, lotando completamente a Igreja Evangélica da Colônia Santo Ângelo-Agudo. 
    Na seqüênqüência da cerimônia o Pastor Tüsmann se dirige à Comunidade, nos seguintes termos: 

    Ofereço a minha nova Comunidade um cálice, prateado por fora e dourado por dentro e um prato para Santa Ceia. O cálice possui gravada as iniciais J. H. T. (Johannes Hivanowitz Tüsmann).

    Em seu sermão prega sobre a Instituição da Santa Ceia baseado em Mateus 26, 26-28:

    “
Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo:

    Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.”

    Lembra também a Comunidade Luterana sobre a ordem de Jesus Cristo de levar o cristianismo a todo o mundo, conforme Mateus 28, 18-20:

    “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.”
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas