Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0078
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0078
          João Gerdau e a produção de pregos

   
No dia seguinte, João Gerdau mostrou a sua esposa as dependências de sua Casa Comercial. Era um prédio no estilo de Hamburgo, tijolos misturados com o enxaimel. Tratava-se de um prédio bastante comprido e que também servia de depósito de mercadorias. Já havia iniciado a compra de arroz, feijão, centeio, milho, fumo em folha, banha e que eram despachados até Cachoeira do Sul e Porto Alegre.

    - Além disso, minha querida Alwine estamos trabalhando na nossa Fundição num terreno que situado a leste daqui, no caminho que segue para a chamada Linha Teutônia. Lá iremos fabricar todos os instrumentos de ferro dos agricultores e que são todos importados da Alemanha. Estamos agora cavando um poço, para que este forneça a água para a fornalha.
    Alwine se espanta com a quantidade de arame liso depositado em sua Casa Comercial: - Qual o motivo - pergunta Alwine - Está vendo aqueles cortadores. Pois é - diz João - como você acha que os colonos levantam suas casas?

    - Parece impossível, mas os moradores da Colônia Santo Ângelo precisam de milhares de pregos por dia e são centenas de construções de casas em andamento. Além disso, as cercas precisam de pregos.

    Meus empregados já estão muito bem neste serviço: afinam uma das pontas e a outra amassam com um equipamento que trouxe da Alemanha. Enquanto houver estoque de arame nós temos pregos. Aí que mora o problema mais sério. Arame só é fabricado na Europa ou nos Estados Unidos da América.

-    A fabricação de pregos é uma mina de ouro - diz João Gerdau a sua esposa. Imagina que tenho compradores de toda região colonial alemã - e alguma coisa está chegando a nossa Hauptstadt - ou seja, nossa capital - Porto Alegre.

    Cachoeira (do Sul) e a Colônia Santa Cruz são os dois mercados mais importantes de nossos produtos. É claro que ainda estamos no inicio de tudo e há muito que fazer...

    - Muitas vezes em troca dos pregos eu fico com os produtos mais valorizados no mercado. Recebo periodicamente por comandantes dos vapores as cotações dos produtos agrícolas em Porto Alegre e com isso tenho obtido bons lucros.

    Escolho a hora certa de comprar e a hora de vender, de acordo com a cotação dos produtos.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas