Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0076
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0076
O imigrante Heinrich Friedrich Ehlers, natural de Stade, Hanôver

   
João Gerdau lembra perfeitamente de um outro compatriota seu chamado Heinrich Friedrich Ehlers, também militar e que serviu na Deutsche Legion e que havia chegado em 1851 ao Brasil.

    Ele havia nascido em novembro de 1827, em Stade, in Königreich Hanover, jetzt Provinz Hannover - ou seja, no Reino do Hanôver, agora Província do Hanôver.

     A cidade de Stade, terra natal de Heinrich Ehlers, é talvez uma das mais antigas do norte da Alemanha. Por volta do ano 1000 chegaram os primeiros colonizadores. - A antiguidade desta terra é algo impressionante em comparação com o Brasil - afirma Augusto Witt.   
     Lembro perfeitamente - dizia João Gerdau ao compatriota Augusto Witt - que seus pais se chamavam Christopf Ehlers e Margaretha Haag, ambos nascidos em Stade.

    Ocorreu-me agora, o fato de que pouco tempo após minha chegada ao Rio Grande do Sul, o compatriota Heinrich Friedrich Ehlers se casou com a pomerana Johanna Wilhelmine Falk, natural de Düpzow em 1834. 

    Heinrich era meu cliente - afirmava João Gerdau - E nós falávamos somente no dialeto de nossos ancestrais, e possuía desde 1860 uma propriedade na Linha Teutônia, lote número 25.

    Pelo que eu sei, ele ainda não conseguiu liquidar a sua dívida colonial com o Governo Provincial. Mas tenho certeza que em breve ela será quitada, pois não falta vontade para o trabalho.

    Antes de partir para o meu casamento em Altona, Heinrich Ehlers me pediu para levar notícias aqui do Brasil aos seus pais ainda vivos, bem como irmãos e irmãs na cidade de Stade, no Hanôver. Entre outras coisas, tive que lhes dar informações sobre os filhos nascidos na Colônia Santo Ângelo.

    Na lista que recebi de Heinrich Ehlers, constava os seguintes nomes dos filhos: Carlos George Agusto Ehlers, nascido em 1863; Emilia Johanna Sophia Ehlers, em 1865, Carlos Adolfo Ehlers, em 1868; Verônica Margaretha Ehlers, nascida em 1870. A família ficou imensamente rejubilada com as notícias vindas do distante Brasil, na América do Sul...  
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas