Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0075
< >
Archive.org   Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0075
          
Moradores na Colônia Santo Ângelo originários do Hanôver

   
Augusto Witt, pergunta ao jovem João Gerdau, sobre outros imigrantes nascidos no Hanôver ou de Hamburgo e Altona?

    - Além de nós dois quem mais veio de nossa Heimat para a Colônia Santo Ângelo?

    João Gerdau medita e em sua memória, consegue lembrar o nome de diversas famílias, inclusive de preciosos detalhes, que impressionaram Augusto:
   Entre tantos, lembro-me bem de Heinrich Wilhelm Bukupp, meu amigo e cliente e que havia nascido em 1814, em Rehden, pouco antes do término das Guerras Napoleônicas. Era proprietário desde 1857 na Picada Morro Pelado, lote número 10 - se não me falha a memória - completou João Gerdau.

    - Faz pouco tempo que Bukupp pagou sua dívida do lote colonial com o Governo Provincial. O valor pago foi de 450$000 réis. Sei disso porque nós conversamos muito em minha “Venda”, que fica bem próxima da casa de Guilherme ou Wilhelm Bukupp. É interessante que ele também aportuguesou o seu nome.

    Rehden, a localidade onde nasceu Bukupp era realmente muito antiga, afirmava Gerdau - O nosso Brasil é tão jovem em comparação com as milenares aldeias do Hanôver. Imagina que entre os anos de 854 e 877 foi construído o Kloster de Corvey. Entre os séculos 9 e 11, a localidade tinha o nome de Redun e documentos muito antigos indicam que o nome Rehden surgiu no ano de 1250.

    - Sim, agora me lembro do Guilherme Bukupp - afirma Augusto Witt - Pois foi meu colega de farda em Hanôver e no Schleswig-Holstein, membro da chamada Deutsche Legion, conhecido no Brasil como Brummer. Na verdade nós chegamos ao Brasil em 1851, para lutar no Exército Brasileiro. Se não estou enganado, Guilherme Bukupp aportou na Colônia Santo Ângelo em novembro de 1857.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas