Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0068
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW   Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0068
                       A Saga da Família Gerdau XI

    Os traços da religião e da cultura judaica praticamente desapareceram na colônia.

    Os filhos destes nem sequer falarão com os descendentes sobre este assunto.

    Não existe nenhum documento que comprove a origem desta ou daquela família, pois já na Europa eles se desfizeram de tudo e adotaram nomes essencialmente alemães.

    Daqui a 100 anos nenhum descendente conseguirá encontrar comprovação de sua origem.

    É por isso que na colônia o anti-semitismo jamais irá prosperar - afirmava João Gerdau para sua esposa.
    - As pessoas estão simplesmente interessadas em sobreviver e todos estão no mesmo barco. Ao mesmo tempo um precisa do outro seja católico, luterano ou de outra religião qualquer.

    - Está bem João, você venceu novamente - dizia Alwine. Estou preocupada com a nossa viagem. Tudo me é estranho e assustador. Este mar, as praias, esta gente com que não consigo falar nem entender nada. Espero que encontre pessoas com quem possa ao menos me relacionar lá no sul do Brasil. Neste momento o pequeno vapor costeiro atingia a costa de Santa Catarina.

    Neste ponto em diante o mar ficou com ondas mais e mais altas. Na entrada da barra de Rio Grande, a tradicional dificuldade de travessia assustou mais ainda a jovem Senhora. O tempo estava muito fechado e ameaçador.

    Tiveram que esperar ainda por algum tempo até que os condutores viessem até a embarcação para guiar e determinar o momento certo de entrada. Assim ficaram fundeados durante um dia e meio até que foi dada a ordem final de partida.

    Esta espera para Alwine, talvez tenha sido a mais marcante de todas e era um início muito ruim, que não deixaria boas lembranças para ela. Era comum grande e pequeno barco encalharem na areia e as ondas desmancharem a embarcação.   
contador de visitas
In Hoc Signo Vinces!