Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0065
< >
Archive.org    Blog    Twitter   CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0065
                    A Saga da Família Gerdau VIII
                      
    Foi na Igreja São Pankratius em Neuenfelde que o jovem casal Gerdau recebeu a benção que os conduziria ao seu destino para o novo mundo, ou seja, no sul do Brasil. Na cerimônia de casamento realizada em setembro de 1874, o Pastor de Neuenfelde oficiava a sua prédica nos seguintes termos:

    - Vocês dois, Alwine e João Gerdau irão para o Brasil, abençoados pela tradição dos seus ancestrais. Visualizo em vocês uma grande obra. Como se fosse um profeta vejo o vosso futuro. E prossegue - Plantarão no Brasil a semente que um dia irá conduzir milhares de pessoas e uma riqueza formidável e que vai colaborar com o desenvolvimento do Brasil.

- Eu sei por experiência quando um homem é abençoado ou não, dizia o Pastor. Sei também, quando Deus pega na mão de uma pessoa e o conduz. Estarão daqui para o futuro sendo conduzidos pelo Senhor Deus e nesta consagração divina estarão separados do mal. Assim temos em nossa igreja o fundamento da separação do mal, através da aceitação de Jesus.
    - Não esqueçam pois, que o fundamento sagrado de sua benção está na aceitação do sangue derramado por Jesus e está posto neste altar e de que não devem esquecer que tudo veio daqui, deste solo sagrado; o casamento realizado na Igreja de São Pankratius, onde também se localiza o cemitério de vossos ancestrais. A lembrança e a honra dos seus ancestrais é um preceito sagrado, contido no quarto mandamento.

     Alwine Gerdau. Fielmente memoriza dentro de si as palavras do Pastor Evangélico, mas não consegue entender como um Pastor poderia prever tanta coisa, num futuro distante. Que destino seria este?

    Entretanto, a pregação pietista e profética era comum nesta parte da Europa. E o pregador de Neuenfelde, Finkenwerder e Cranz era famoso por suas previsões. Finalmente, após as suas previsões, a cerimônia prosseguiu em seus padrões tradicionais. Alwine e João Gerdau dificilmente falariam novamente sobre as previsões feitas durante a cerimônia de casamento.

    O casal gerou quatro filhos na Colônia Santo Ângelo, Brasil. O patriarca da família Johannes e sua esposa Anna Focken, tiveram coincidentemente quatro filhos: Johannes Heinrich Kaspar Gerdau, Barthold Gerdau, Walter Gerdau e Otto Gerdau..
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas