Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0058
< >
Archive.org   Blog    CEW   Twitter    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0058
                      A Saga da Família Gerdau I

                                     Alwine Gerdau

    Alwine Marie Sophie Gerdau voltava da Igreja St. Pankratius para a casa paterna. Percorrera o caminho acompanhado do primo Barthold Gerdau, nascido em Altona, situado no outro lado do rio Elba. Haviam conversado sobre os outros irmãos e também primos de Alwine, que haviam emigrado para a América do Norte, Brasil e África do Sul. Otto Gerdau emigrou para Nova York nos Estados Unidos e Walter Gerdau seguiu para a África do Sul.

    O irmão mais velho, o já famoso em Altona, Hamburgo e Neuenfelde, Johannes Heinrich Kaspar Gerdau, havia embarcado para o Brasil. Sua fama advinha de seu espírito irrequieto e aventureiro, sua ambição e coragem de ter ido sozinho para o sul do Brasil.

    João e Alwine Gerdau havia namorado desde a juventude e fizeram juras de amor um pelo outro. Do Brasil João insistia através de suas cartas para que Alwine viesse imediatamente para a Colônia Santo Ângelo, na antiga Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.   
A bela Alwine Gerdau
    Alwine Gerdau não estava bem certa se atenderia aos pedidos de João para se mudar para uma terra estranha e até mesmo assustadora, para ela.

    Quando Alwine e Barthold Gerdau chegaram ao canal, cada um tomou o seu rumo. Alwine morava na fazenda do pai - Hof em alemão, localizada na pequena aldeia de Neuenfelde. A localidade possuía, além de uma linda igreja, casas muito bem construídas, sapatarias, ferrarias e casas comerciais. Alwine tinha ainda um bom caminho para chegar até sua casa.

    Barthold por sua vez, iria pegar um vapor e seguiria até Altona, que na época era uma cidade e na década de 1930 Altona passaria a ser um bairro da cidade de Hamburgo. O local de embarque de Barthold Gerdau estava localizado em Finkenwerde.

    Era domingo e havia muitas pessoas caminhando, indo de charretes ou a cavalo, vindos do culto e da festa da igreja, que fora fundado em 1684. No caminho que restava, encontrou outros parentes e amigos que estavam igualmente preocupados com o destino de Alwine. .
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas