Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0051
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0051
                         A fé dos novos imigrantes

    O galpão de Augusto Pötter, apesar de ser bastante primitivo apresentava uma estranha comodidade e aconchego. Ali o moinho de pedra instalado no chão e movido a cavalos, parava por alguns instantes para dar lugar àquela assembléia, uma espécie de reunião familiar, pois praticamente todos eram naturais da Pomerânia.

    Além da reunião podia-se ouvir ao fundo a palavra de uma espécie de reverendo que lia em alemão um velho livro de prédicas. Entre um sermão e outro, Augusto Rohde lia os salmos solicitando a Deus proteção contra os inimigos e contra aqueles que não queriam o seu progresso: e suplicando proteção do altíssimo recitava:
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Herzlich lieb habe ich dich, Herr, meine Stärke!
Heer, mein Fels, meine Burg, mein Erreter, mein Gott, mein Hort, auf den ich traue, mein Schild und Horn meines Heils und mein Schutz
Ich reefe an den Herrn, den Hochgelobten, so werde ich von meinen Feiden erlöst". (Psalm, 18, 1-2).

Eu te amo, ó SENHOR força minha.
O SENHOR é minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio;
O meu escudo, a força da minha salvação o meu baluarte. (Salmos, 1-2).

    A seguir se ouvia um lindo Coro de louvores a Deus agradecendo profundamente pela nova terra e a vida de liberdade na América. Sabiam todos que sem a benção de Deus nada seria possível.

    Frederico Treptow, ainda jovem apego-se a estas palavras e as guardou no fundo de sua alma. Nascera ali uma fé em Deus, uma confiança tão firme, que ele agora não mais teria dificuldades, pois tinha em seu coração o maior bem que um homem pode ter, que é o amor verdadeiro por seu Deus. Convencido de que a mão de Deus o guiava, o jovem Treptow acreditava que somente com a construção de um templo e a vinda de um Pastor seria possível ouvir a palavra corretamente.
A Igreja Evangélica de Agudo, local onde milhares descendentes de imigrantes da Colônia Santo Ângelo vivenciaram a fé cristã.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas