Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0038
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0038
             O Barão von Kahlden (I)

    O planalto do Paraíso que era uma extensão da Colônia Santo Ângelo que havia começado a ser povoada por alemães em primeiro de novembro de 1857, era composta pelas localidades denominadas de linha Nery, Travessão do Paraíso, linha Patrício, linha Contenda, mais ao sul a linha Brasileira onde haviam sido instalados os brasileiros que foram removidos das áreas mais ocidentais de Santo Ângelo.

    O chamado Rincão do Paraíso era uma antiga propriedade de Bento de Moraes e outros além de Antônio Gomes da Silva, que havia sido um importante político em Cachoeira do Sul e que era originário da região.
    Alguns anos antes o Barão von Kahlden havia casado com sua filha Carolina Cândida Gomes da Silva e havia adquirido em função dessa união a confiança política da Câmara de Cachoeira para exercer o cargo de Diretor da Colônia Santo Ângelo a partir de novembro de 1857.

    Antes esse Tenente do exército alemão do Ducado do Holstein, havia lutado nas guerras contra a expulsão dos dinamarqueses. Entretanto, foram barbaramente traídos pelo governo que os entregou sob pressão da Prússia em mãos de comandantes forçando-os a baterem em retirada.

    Foram simplesmente vendidos ao governo brasileiro como "soldados mercenários" para lutarem nas forças brasileiras que estavam naquele momento sendo constituídas. Nesse ínterim, um grupo de 1800 homens que ficaram conhecidos como mercenários "Brummer" foram direcionados para as lutas Cisplatinas.

    Kahlden se envolveu em graves conflitos com seus superiores, quando estavam acantonados em de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Fora acusado severamente de ter deixado em sua terra natal, dívidas no Reino do Hanôver. Eram ilações de seus adversários muito difíceis de serem provadas. Entretanto, esse fato abalou o seu prestígio entre a tropa, o que provocou o seu afastamento.

   
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas