Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0036
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0036
                A Comunidade Evangélica da Picada do Rio

    Os moradores da antiga Picada do Rio formaram uma comunidade extremamente unida e coesa, muito comum entre os alemães de origem pomerana.

    Em 1867 a Comunidade Evangélica da Picada do Rio, acreditava que era necessário construir uma Igreja e designar um local para a mesma.

    Assim em Assembléia decidiram construir uma Capela na pequena porção de terras doada pelo colono Alberto Mückler, que media 54,5 hectares. Ferdinand Albert Mückler era natural de Halle no Reino da Saxônia e havia nascido em 1850. Era proprietário na Picada do Rio, lote número 16 e casou-se em primeiras núpcias com Caroline Maria Guse e depois com Friedrike Wilhelmine Schiefelbein.
    Segudo o livro do Pastor Richard Rudolf Brauer, em 1885, Albert Mückler, destinou  para a Comunidade Evangélica da Picada do Rio, “um lote de terra, que media 54,5 por 98 m (...), no qual hoje se localiza a Igreja e a Escola Velha.”

    Albert Mückler, assim como muitos outros imigrantes da localidade, era um homem extremamente evangélico e pietista, decididamente desejava uma comunidade unida em torno das Sagradas Escrituras, acreditando firmemente que esta seria a garantia de progresso da Picada do Rio e de toda a Colônia Santo Ângelo.

    A Cruz e a Bíblia os levaria ao solo da prosperidade, onde brotaria o leite e o mel, da terra prometida. Com sua fé acreditava fielmente que suas orações seriam ouvidas por Deus.

    A produção agrícola tornou-se próspera como nenhuma outra linha na Colônia Santo Ângelo. A comunidade havia decidido levantar na área doada por Wilke uma pequena casa paroquial e nos fundos um cemitério.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas