Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0032
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0032
                          A Comunidade Protestante

    
Em 1869, o Barão von Kahlden participou da inauguração da primeira Igreja da Comunidade Evangélica da Colônia Santo Ângelo.

    Haviam passados já 11 anos, quando foram designados para a comunidade o lote número 16, de 72,6 hectares situado na Picada Morro Pelado (atual Avenida Concórdia, em Agudo) para os protestantes da Colônia Santo Ângelo, comprado da viúva Mohr.

    Haviam sido desmatadas as entradas do lote e uma outra para a instalação do primitivo cemitério. Ali naquele lugar localizado no centro da colônia ocorriam os batizados, os casamentos, as celebrações religiosas e as comemorações do nascimento do Imperador na Alemanha.
  
    A Igreja Evangélica da Colônia Santo Ângelo, era o ponto de encontro da comunidade para a divulgação de informações de todo tipo. Além dos cultos, haviam reuniões, para divulgação de avisos e apresentação das notícias vindas da Alemanha e do Brasil.

    Semanalmente vinham de todos os lugares da colônia, pessoas para ouvirem a leitura do jornal Die Koseritz Zeitung, publicado em alemão no Rio Grande do Sul.

- Tropas prussianas impuseram uma pesada derrota ao Exército Francês e tomaram Paris em menos de 40 dias.

    O Imperador Guilherme I, no Palácio de Versalhes em Paris junto com a sua corte foi coroado Imperador da Alemanha.
-
Vivas e tiros ouviam-se pela Colônia; festividades foram organizadas sob um clima de indescritível orgulho nacionalista.

Somente com o tempo foram acalmando-se as grandiosas manifestações de júbilo, dando lugar à dura realidade da colônia: roçar, queimar, semear, colher e quando possível vender a produção.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas