Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
                    A chegada dos Pötter (I)

    A primeira leva de imigrantes havia chegado em Santo Ângelo a 1 de novembro de 1857 em situação muito difícil.

   Os 46 imigrantes vindos no Vapor D. Pedro haviam sido designados para ocuparem os galpões dos imigrantes localizados no Cerro Chato. Mas as condições encontradas não eram muito boas.

    Francisco Pötter, natural de Sorenbohn, Kreis Köslin, Pomerânia, junto ao Mar Báltico é considerado o pioneiro da Colônia Santo Ângelo.
      Havia nascido no ano de 1800, juntamente quando, no mesmo ano nascia a sua esposa em uma localidade vizinha. Separados por alguns quilômetros de distância, se encontrariam, já na vida adulta para realizarem a tarefa reservada a eles por Deus, a honra de serem os primeiros a pisarem no solo da Colônia Santo Ângelo.

    O casal havia embarcado em Hamburgo, juntamente vieram os filhos Carlos Pötter, nascido em 1843, Guilhermina Pötter, nascida em 1837 e Albertina Pötter, nascida ainda em 1857.

   Em sua terra natal deixou o seu querido pai cuidando de uma pequena chácara, juntamente com uma filha mulher e outro casal na casa paterna. Quando da despedida na casa paterna no ano de 1856 houve profunda consternação, pois Francisco e Augusto, filho e neto embarcaram juntos para o Brasil e deixariam para trás um velho ancião doente e irmãos que não eram dos mais empreendedores e possivelmente num futuro próximo o pai ficaria em desamparo diante da tibiez dos demais irmãos.
Augusto Pötter
0027
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas