Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0025
< >
Áudio 0025
                    A história de Augusto Rohde

    Augusto Rohde agora dispunha de uma área de terras excelente, onde podia criar o gado solto. E juntamente com o filho Eduard Robert Rohde construiu o único curtume e selaria da região, empregando muitos aprendizes, como o "Brummer" Carlos Homrich vindo de Santa Cruz, o Ruppenthal, o Schmidt. Esses apetrechos de selaria eram vendidos para toda a região e com isso enriqueceu ainda mais.

    Necessitava de muito gado e tratava de se dirigir para Bagé, São Gabriel ou São Borja, etc. Durante muitos anos trabalhou ativamente em seu curtume e introduziu na Colônia Santo Ângelo uma série de novas linhagens de gado.
    Augusto Rohde se alistou como fornecedor de mantimentos para o exército nacional e seguiu junto com o agrupamento de voluntários alemães. Levou junto ajudantes e seguiu em diversas carroças carregadas de todo tipo de mantimentos, roupas, calçados, bebidas alcoólicas e charque.

    Em novembro de 1868 participou muito de perto dos combates e em um forte ataque inimigo o experiente comerciante Augusto Rohde veio a falecer vítima dos granadeiros inimigos. Na colônia a esposa de Augusto nunca recebeu a notícia exata da causa da morte do velho companheiro.

    Henriette, esposa de Augusto Rohde desesperada nunca aceitou a versão do desaparecimento do marido e passou a culpar o organizador do batalhão de voluntários alemães que seguiram para o Paraguai.

   Consta que a pobre mulher saía durante todas as noites em total desespero levando consigo um lampião a querosene para iluminar o caminho de volta do marido. Esta por sua vez, praticamente morreu de saudades do querido companheiro e nunca se recuperou do trauma sofrido.   
       
In Hoc Signo Vinces!
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
contador de visitas