Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
Membros da Família Fiss da Colônia Santo Ângelo
0024
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0024
                    A entrada na Linha Teutônia

     Na Linha Teutônia, o primeiro colono a ser instalado foi o marceneiro Henrique Kilian, natural de Mainz e veio para o Brasil pensando em fazer fortuna e voltar. Enganou-se, pois teve que trabalhar muito para apenas poder se sustentar. Ele foi instalado junto com sua família no dia 25 de outubro de 1857, no lote número 1A.

    Logo a seguir veio o colono Peter Finger, aquele jovem e vigoroso colono alemão que ao longo de sua vida deu tudo de si para o progresso da nova colônia, não pode alcançar o seu objetivo em vida que era organizar uma grande sociedade cultural dedicada à literatura e a língua alemã. 
    Pretendia ele criar um local onde se pudessem buscar livros em alemão. Infelizmente seu sonho não foi realizado. Em 29 de setembro de 1881 todos os colonos pagaram em conjunto as suas dívidas coloniais. 

    Em oito de janeiro de 1858 o colono Augusto Rohde se instalava na Linha Teutônia, lote número 3, vindo junto com sua esposa e filhos ciganos adotados. Augusto um personagem de valor da colônia, passou despercebido nos primeiros anos entre os mais ricos da região, entretanto nunca procurou ostentar o que possuía o que havia trazido de sua querida Hundskopf, Pomerânia, pois escondia um segredo de sua vida.

    Antes de vir para o Brasil Augusto Rohde ocupava um cargo importante na administração do Distrito de Dramburg, Pomerânia, onde estava localizada a cidade de Hundskopf.

    Ainda na Pomerânia havia decidido trazer junto para a Colônia Santo Ângelo, crianças órfãs, e que eram filhos de ciganos. Estas crianças foram completamente incorporadas à família, tanto que receberam o nome Rohde.

    Augusto Rohde era um colono que dispunha de dinheiro, uma rara exceção entre os imigrantes. Na década de 1860, Rohde adquiriu uma grande área de terras do encarregado dos assuntos da Colônia Santo Ângelo, Francisco Loreto de Carvalho e Silva, na chamada Linha Teutônia Campo. (região situada ao sul da atual Avenida Concórdia). Este local atualmente é conhecido como “Rincão dos Rohde”.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas