0019
< >
Archive.org    Blog    Twitter    Coleção Editora Werlang    KSA    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0019
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
    Floriano Zurowski, o primeiro Diretor da Colônia (II)

    Zurowski reclama ao Presidente da Província a falta de recursos para pagar aos trabalhadores que realizavam a medição dos lotes coloniais. Havia medido alguns lotes coloniais na beira do rio Jacuí e os colonos não as quiseram de forma alguma.

    Percorrera toda a região e elaborou um relatório sobre o tipo de terra, da vegetação local, além de falar de uma futura ligação através de um canal das bacias do Jacuí juntando-se com o Ibicuí. Entretanto, caiu em desgraça diante do governo da Província e foi substituído no dia 19 de novembro de 1857 pelo Barão von Kahlden. Os colonos, entretanto, distantes destes problemas da nomeação do Diretor, não aceitavam o diretor, pois os alemães e poloneses não se acertavam muito bem na Europa, por problemas raciais, de fronteiras e de inúmeras guerras.
    
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de   www.coloniasantoangelo.com.br
    Neste meio tempo, os colonos trataram de por mãos à obra e iniciaram realizando queimadas e pequenas derrubadas nas barrancas do Jacuí.

    Plantaram milho e feijão e puderam obter as primeiras colheitas numa terra extremamente próspera e rica. No rio obtinham dourados, piavas, pintados, tão grandes que com um peixe apenas podiam obter o alimento para um dia inteiro.

    Mas de volta ao galpão, todos os colonos estavam cansados de tanto esperar pelas medições dos lotes coloniais que não aconteciam.

    Pötter, Neujahr, Maak, resolveram no dia 10 de novembro percorrerem as fraldas das serras e tentar visualizar terras melhores. O grupo percorrera o dia inteiro a região e chegaram à conclusão de que seria melhor serem instalados próximos das serras, devido à excessiva umidade da várzea do Jacuí.

    O Barão von Kahlden iria seguir o conselho dessas investigações e os instalaria posteriormente nestas terras.

    Os galpões não passavam de palhoças de chão batido.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas