0016
< >
Archive.org    Blog    Twitter    Coleção Editora Werlang    KSA    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0016
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
      O desembarque na Colônia Santo Ângelo

    Quando chegaram já era tarde, quase noite e os colonos apavorados não queriam ficar ali sozinhos naquela escuridão. O Comandante ordenou que todos descessem, por bem ou por mal. Os colonos não aceitaram as ordens.

    - Vamos ficar todos aqui até amanhecer e não desceremos. Os outros afirmavam que não ficariam no mato fechado.

    Apesar da oposição, Augusto Pötter e Francisco Pötter foram os dois primeiros a descerem seguidos de suas famílias. O local era rodeado pela mata fechada e podia-se ver uma pequena elevação na margem denominada de "Cerro Chato".
    Pötter procurou se dirigir naquela direção, pois o local estava muito úmido e cheio de água por todos os lados. Quando Francisco já se encontra a alguma distância, podia-se ouvir uma terrível gritaria, quando a tripulação começou a empurrar todo o mundo para a margem, atirando todas as coisas no chão molhado e alagadiço, quebrando os poucos pratos de porcelana de que dispunham.

    Já naquele momento, havia chegado um negro velho, um escravo alforriado. Vendo o grupo ser agredido, se empenhou junto com os alemães em atacar os tripulantes. Conseguiu evitar algumas agressões e outros tripulantes receberam pesadas pancadas com as mãos fortes do ex-escravo. Pötter, Leusin, Finger, Maak e Neujahr tiveram que lutar com os seus tripulantes até que todo pessoal estava fora do barco. O grupo agora estava ali, sozinhos e humilhados por tripulantes que nunca os havia tratado bem.

    Era o dia primeiro de novembro de 1857, já noite quando entraram na mata e se dirigiram para os galpões, guiados pelo ex-escravo. Quando chegaram ao local, depois de uma curta caminhada, uma nova decepção. Os galpões que deveriam estar prontos estavam parcialmente ocupados pelos construtores. Uma família inteira de brasileiros. Pai, mãe, tio, tia, sobrinhos e a avó, achavam que a história dos imigrantes era pura lorota e que nunca chegariam. Mas chegaram e encontraram tudo ainda por fazer.
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas