Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Editora Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
O Jornal da Colônia Santo Ângelo
0009
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung    Linhagens    Links    Fale Conosco
Áudio 0009
   A Chegada dos pioneiros na Colônia Santo Ângelo (I)


   
A Colônia Santo Ângelo fazia parte de um projeto do Governo Provincial e Imperial para povoar a região sul do Brasil com a mão-de-obra germânica. Havia na época uma crença muito difundida de que esta seria a melhor forma de aumentar a produção agrícola da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

    A Colônia Santo Ângelo havia sido a 49ª Colônia a ser fundada na Província Gaúcha. A Colônia de Santa Cruz tinha sido fundada de 1849. Santo Ângelo fora fundada por Lei Provincial de 30 de novembro de 1855 e seu povoamento só iniciara em 1857.

Já em 1847 o Presidente da Província havia solicitado informações para a Câmara de Cachoeira do Sul, para a criação de uma "colônia alemã" em seu município.
   Foi nomeada uma comissão presidida pelo brigadeiro José Gomes Portinho que informou haver na margem esquerda do Jacuí um local apropriado denominado "Agudo" para desenvolver a agricultura. Ali foram posteriormente realizados os primeiros assentamentos dos colonos.

    Posteriormente, um grande proprietário de terras ofereceu a sua fazenda para a instalação da referida Colônia. Este local não foi aceito, pois esta terra não apresentava as condições necessárias para o pleno desenvolvimento da agricultura.

    O local conhecido como "Fazenda Mouraria" situava-se muito ao sul dos morros devolutos cobertos de matas que também seriam aproveitados para a agricultura
.
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas