Die Kolonie Santo Ângelo Zeitung
Copyright © 2000-2016 by Werlang   •   All Rights reserved   •   www.werlang.de - www.coloniasantoangelo.com.br
Autor: William Werlang
Locução: Janice Hermes
Áudio 0002
      Lubow, Pomerânia (II)

     Lubow foi ocupada através dos séculos pelos poloneses, suecos e alemães. Cada um destes povos deixou importantes traços culturais. De 1286 até 1312 d. C. a área passou a ser controlada pela ordem militar de Templer - Tempelburg - Draheim, posteriormente foi substituída pela ordem militar de Brandenburgo.

    Em 1773 a Polônia desistiu definitivamente da região, pois foram obrigados a recuar para o oeste..

     Pouco antes de 1765 os camponeses adquiriram a libertação das grandes propriedades Junkers pela chamada "servidão por tempo de serviço" e o fim da cobrança de tributos..
Fotografia: http://www.zielicke.de/lubow.htm
     O trabalho do pequeno camponês era muito desgastante e consumia com a vida de toda uma família. Nos trabalhos nos campos, o trabalhador até antes de 1765 era na realidade um escravo. Camponeses muito pobres vagavam pelas estradas e aldeias, carecendo de roupas descentes, sapatos ou dinheiro.
   
     Os grandes proprietários de terras (senhores feudais) de Lubow e região reuniam-se a cada ano para decidir a quem dariam o trabalho remunerado e quem deveria ser excluido. Mães de famílias desesperadas clamavam aos céus por uma mudança naquela situação de miséria em que viviam.

     Quando da colheita das batatas nos campos dos nobres, podia ser que algumas sobrariam para fazer parte do cardápio do dia seguinte. Após a colheita, os nobres permitiam aos pobres recolher o que havia sobrado.
   
0002
< >
Archive.org    Blog    Twitter    CEW    Colônia Santo Ângelo    Linhagens    Links    Fale Conosco
In Hoc Signo Vinces!
contador de visitas